Distribuidora de Equipamentos Telecom, acompanhe nosso trabalho.

Fastwireless Telecom

Circuito Fechado de Televisão

Introdução ao Circuito Fechado de Televisão


Como o nome já diz, o Circuito Fechado de Televisão (CFTV) é um sistema em que todos os elementos estão diretamente conectados. Diferentemente do circuito de televisão, por exemplo, em que qualquer receptor que esteja corretamente sintonizado pode captar o sinal das ondas.
Este artigo apresenta os principais componentes que podem formar um sistemas de CFTV de baixa complexidade.

 

Aplicações de CFTV


Provavelmente o uso mais comum de CFTV é em sistemas de segurança em estabelecimentos como lojas, bancos, estabelecimentos públicos, residenciais e etc. Mas na verdade sua aplicação é quase ilimitada, veja alguns exemplos:

 

– Monitoramento de tráfego em pontes.
– Um sistema de levantamento de tráfego em rodovias ou na cidade.
– Usado em casas de show e estádios de futebol.
– Para controle de produção em fabricas e empresas.
– Pesquisas em laboratórios
– Hospitais

 

Sistema simples de CFTV


Para um sistema completo de CFTV você precisa basicamente de 3 tipos de equipamentos, equipamentos de captação de imagem, equipamentos de armazenamento de imagens e acessórios de CFTV.

 

Equipamentos de Captação de imagem


Todo o sistema de CFTV tem como ponto de partida a câmera, as câmeras são equipamentos destinados a converter níveis de iluminação e cor em sinais elétricos.
Câmera

 

Modelos:

A principal característica de uma câmera de CFTV é o tipo de transmissão de sinal, existe o analógico ou o IP.

 

Câmeras analógicas: As câmeras analógicas, transformam o sinal de vídeo em um formato que pode ser captado por um outro receptor de televisão ou monitor.

 

Câmeras IP: As câmeras IP além de transmissão convencional também digitaliza o sinal de vídeo usando um codificador especializados acoplado com seu servidor web embutido nelas. Isto permite que a câmera IP passe a agir como um dispositivo de rede.

 

Características

 

Câmeras DOME:
As Speed Dome são ideais para grandes projetos, a movimentação na horizontal e na vertical permite um alcance muito maior.

 

Câmeras IR (Infra Red):
A câmera com o recurso da iluminação infravermelho permite o registro de imagens no escuro, ideal para filmar a noite.

 

Câmeras Profissionais:
Câmeras de alta qualidade e fidelidade nas imagens, ideais para locais com iluminação constante, geralmente possuem lentes cambiáveis, podem ser IP ou analógica.

 

Mini Câmeras:
Câmeras econômicas, sua resolução é um pouco inferior as outras mas pode ser perfeitas para o monitoramento de pequenas e médias áreas, como corredores por exemplo.

 

Equipamentos de armazenamento de imagens


Para armazenar as imagens captadas pelas câmeras é necessário de um aparelho que possua um HD, pode ser feito pelos sistemas DVR, NVR, ou HVR. Veja abaixo.

 

DVR´s
DVR (Digital Video Recorder) é o sistema responsável por gerenciar e armazenar as imagens das câmeras com sinal analógico, Os DVRs podem ser standalone ou base PC.
Os DVRs standalone são fabricados em uma única placa que concentra digitalizadores, processadores, memória, etc. Geralmente são sistemas mais simples mas que podem atender perfeitamente a necessidade do cliente.

 

NVR´s
NVR (Network Video Recorder) é o sistema responsável por gerenciar e armazenar as imagens proveniente das câmeras com comunicação pela rede TCP/IP ou simplesmente câmeras IP.

 

HVR´s
O HVR (Hybrid Vídeo Recorder) é um sistema (software + hardware) capaz de gerenciar e armazenar as imagens das câmeras com sinal analógico e das câmeras IP simultaneamente.

 

Acessórios


São diversos acessórios que auxiliam a captação de imagens, alguns indispensáveis para o funcionamento dos equipamentos. Fontes de alimentação, cabo coaxial, conectores bnc, lentes, mini lentes, domes, caixas de proteção, transmissores e receptores são os mais comuns e utilizados.

 

Sistemas de CFTV

Sistema CFTV câmera analógica

Sistema CFTV

Sistema de CFTV por câmera IP

Sistema Simples CFTV NVR

 

Existe uma infinidade de outras aplicações em CFTV que variam de acordo com a necessidade de cada cliente, além disso o mercado de CFTV está em constante evolução para atender um mercado cada vez maior e mais exigente.

 

Confira nossos produtos!

Câmeras Dome Câmeras Externas DRV´s Conheça a linha CFTV da Clear